terça-feira, 6 de outubro de 2009

Jogos Olímpicos Rio 2016...


Movimenta a economia, atrai turistas, gera emprego,....
Foi com esses argumentos que um amigo me rebateu quando disse que era totalmente contra a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro (cidade na qual nasci).
Creio que para um país sediar qualquer evento esportivo de nível mundial primeiramente ele deve estar com seus problemas básicos (fome, educação, emprego,..) devidamente resolvidos, que não é o caso da nossa pátria. Porém fazendo isso limitaremos a realização desses jogos aos
países europeus! Sim e qual o problema nisso?
Pois prefiro ver a Suécia sediando os Jogos a ver países sem estrutura nenhuma injetando bilhões em algo que não trará nenhum benefício a população futuramente.
Movimentando a economia? É óbvio que vai movimentar a economia, afinal de onde vai sair o dinheiro pra construir toda a estrutura necessária? Do seu e do meu bolso, por meio de impostos.
Atrai turistas? Acredito que assistir os jogos é o que menos será importante para os turistas que sabendo a fama que o Brasil tem lá fora (mulher pelada, caipirinha, sexo fácil) viram sedentos para aproveitar as abundantes belezas do Rio.
Gera emprego? Longe de preconceitos, veremos uma boa parcela de nordestinos mudando a rota da migração de São Paulo para o Rio de Janeiro atrás dessas "oportunidades" de trabalho, porém não existira trabalho pra todos, e mesmo que houvesse depois que tudo estiver "pronto" onde esses trabalhadores serão empregados? Serão milhares de desempregados no Rio de janeiro vagando pelas ruas em busca de emprego.
Nem preciso citar o fato da corrupção que já ocorre sem a necessidade do país sediar algum evento mundial.Veremos donos de construtoras enriquecendo ainda mais, veremos politicos envolvidos em CPI's, veremos o dinheiro público sendo despejados em paraisos fiscais, enfim uma oportunidade para os politicos fazerem o que sempre fazem, porém a diferença que agora será em grande escala.
O Coliseu no Rio de Janeiro. Desde os tempos romanos vemos a velha tática usada pelos imperadores de Roma para desviar a atenção da população das coisas importantes, o famoso "pão e circo". O que veremos nos dias em que a cidade estara cediando os Jogos será uma clara representação dessa expressão. Milhões de coisas erradas acontecendo e a população sendo distraida com as competições esportivas.
Não sou contra o esporte, muito menos contra os Jogos Olimpicos, Copa do Mundo, Campeonatos Esportivos, muito pelo contrário, sou o maior incentivador da prática de esporte, pois acredito naquele discurso batido porém verdadeiro; o esporte pode mudar vidas e afastar as pessoas dos caminhos errados. Apenas acho um absurdo que um país onde pessoas não tem o que comer invista bilhões de reais em construção de arenas esportivas para sediar um evento que ao meu ver não trará nenhum retorno positivo para o Brasil.
Em 2016 encomende o seu pão porque o circo já tá garantido.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá...

Muito bacana abrir um espaço pra discução sobre esse assunto tão comentado nos últimos dias, e é sempre válido debater idéias a respeito de algo que interessa a todos nós!

Porém , devo eu salientar o seguinte:
Penso que há muito "negativismo" (não sei se essa é a expressão correta) no que foi postado acima.
Lógicamente que não podemos ser inocentes e o nosso dever como brasileiros é manter uma fiscalização em cima de tudo que foi comentado aqui, desde os políticos, corrupção, desvio de grana e entre outros assuntos que sabemos muito bem que acontece.
Mas eu acredito, que esses eventos internacionais que ocorrerão em nosso Pais, é mais uma chance de tentarmos mudar uma conduta dos brasileiros (falo isso generalisando é claro)ou até mesmo mudar essa pré concepção que os outros países tem a nosso respeito, de que a nossa cultura se baseia em "Mulata,carnaval e futebol", afinal o Brasil é muito mais do que isso!E é sempre positivo para uma política externa, um país abrir as portas para aumentar seus "limites territoriais"!!!
Não se enganem, eu não sou inocente ao ponto de achar que tudo é um "mar de rosas", que o dinheiro que vai entrar vai todo e exclusivamente para as obras, ou que a mídia vai cortar as mulheres peladas de suas propagandas e que não vai existir fome e mortes e etc,
mas é uma chance que o Brasil tem de assumir uma posição de um País que quer efetivamente estar em desenvolvimento, precisamos saber aproveitar essa oportunidade!

Espero que tenha sido fácil de compreender a minha posição!!!
Agradeço pela oportunidade de postar minha humirrrde opinião!

!!Bjus galera!!

Postar um comentário